sexta-feira, 20 de março de 2009

Educação a Distância


A expansão da Internet propiciou a disseminação de cursos a distância pelo mundo, constando-se hoje dezenas de milhares deles. As Formações Continuadas do NTE são desenvolvidas também com carga horária a distância, fazendo com que o professor faça relação entre Conteúdo e Tecnologia.
Segue abaixo algumas dicas de como ser um bom cursista EAD:
1. Acesso à Internet: ter endereço eletrônico e acesso satisfatório a internet é pré-requisito para a participação nos cursos a distância.

2. Habilidade e disposição para operar programas: ter conhecimentos básicos de Informática é necessário para poder executar as tarefas.

3. Vontade para aprender colaborativamente: interagir, ser participativo no ensino a distância conta muitos pontos, pois irá colaborar para o processo ensino-aprendizagem pessoal, dos colegas e dos professores.

4. Mostrar-se interessado em conhecer seus colegas de turma é muito importante e interessante para todos.

5. Organização pessoal: planejar e organizar tudo é fundamental para facilitar a sua revisão e a sua recuperação de materiais.

6. Vontade para realizar as coisas no tempo correto: anotar todas as suas obrigações e realizá-las em tempo real.

7. Curiosidade e abertura para inovações: aceitar novas idéias e inovar sempre.

8. Flexibilidade e adaptação

9. Objetividade em sua comunicação: comunicar-se de forma clara, breve e transparente é ponto - chave na comunicação pela Internet.

10. Responsabilidade: Ser responsável por seu próprio aprendizado.

Fonte: http://www.moodlebrasil.net/moodle/

quarta-feira, 4 de março de 2009

Banda Larga nas Escolas


O Programa "Banda Larga nas Escolas" foi lançado pelo MEC com o objetivo de levar conexão de internet às Escolas Urbanas do país.
Em 2008 foram beneficiadas em nossa região escolas da rede municipal de 6 municípios de nossa região e uma Escola da Rede Estadual: EEB Gov. Ivo Silveira.
O programa é uma parceria do governo federal com quatro operadoras de telefonia: Telefônica, Brasil Telecom, Cercontel e Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC). O alcance da parceria é restrito a escolas urbanas. De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 15 mil escolas rurais serão atendidas com banda larga em 2008 e 2009 por outra iniciativa do Ministério das Comunicações.
Para maiores informações: ntebrusque@sed.sc.gov.br